Ver Todas as Notícias

NOTÍCIAS

Setembro Amarelo - Campanha de prevenção ao suicídio.

"Aquele que olha para fora, sonha. O que olha para dentro, acorda."

C.G. Jung

Desde 2015 o mês de setembro é reconhecido pela campanha de prevenção ao suicídio com o intuito de colocar o assunto em debate para conscientização.
Por essa razão vou discorrer um pouco sobre o assunto e dizer como isso se relaciona com a música ou a aula de canto.

A frase de Jung se encaixa nesse processo no sentido da auto análise, do auto exame. Só quando nos conhecemos que, de fato, aprendemos a lidar com nós mesmo e, consequentemente, com o mundo à nossa volta.

Aquele que olha pra fora... diz sobre quem vive uma vida de máscara (Jung chama esse termo de persona), de ilusão, baseado numa máscara social criada para se adaptar às outras pessoas. Viver esse sonho é conveniente e as vezes até simples, mas é importante sair da inércia que esse sonho nos coloca.

O que olha para dentro... Olhar para dentro é saber o que se sente sem julgamento ou desaprovação. O simples "eu sou assim e tá tudo bem". Não é uma atitude egoísta saber as próprias escolhas, preferências, pensamentos, conceitos e etc, sem a influência da sociedade que te cerca.

Esse processo é necessário em todos os âmbitos. As religiões e crenças mais diversas apontam para o mesmo tema. No cristianismo tem o famoso "analise pois o homem a si mesmo...". A melhor prevenção ao suicídio é conscientizar-se de si e também criar um senso de responsabilização pelo outro.

Como o processo terapêutico colabora nesse processo?

A terapia, ou melhor, a escuta analítica é o que irá ajudar a pessoa a organizar os pensamentos fazendo perguntas que não se faria, normalmente.

Aula de canto pode ajudar?
Sim. Especificamente o canto. Por se tratar de um instrumento embutido no ser humano, não há canto sem auto conhecimento. Cantar não é simplesmente soltar a voz. É entender o corpo como unidade e a voz com identidade. Há técnicas que auxiliam neste processo como é o caso da técnica Alexander de consciência corporal.

Para saber mais ou conversar, estamos sempre à disposição.



Bruno Santana é arte educador e arteterapeuta em formação pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa.



12/09/2019